Justiça lança site com foragidos mais procurados do Brasil
Basta entrar no www.gov.br/captura
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) um novo site — Programa Captura — que reúne a lista dos 216 foragidos mais procurados do país. 
Cada unidade da Federação indicou até oito pessoas com prioridade de captura, escolhidas com base numa matriz de risco que avaliou fatores como a gravidade dos crimes, a vinculação com organizações criminosas, a existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual. 
De acordo com o Ministério, o lançamento da lista faz parte de um esforço integrado entre as esferas federal e estaduais, com o objetivo de melhorar a eficiência no combate ao crime organizado. A plataforma permite maior intercâmbio de informações e incentiva a colaboração da sociedade — denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil). 
O site está disponível para acesso público, com fotos e dados básicos sobre os procurados — como nome, apelido, data de nascimento e estado — e orientações para quem tiver informações que possam ajudar na captura. 
Segundo o MJSP, a iniciativa representa uma nova fase na estratégia de segurança pública nacional, com o reforço da cooperação entre estados e maiores chances de localizar criminosos de alta periculosidade que se escondem em diferentes regiões do país. 
