Moraes determina entrega de passaportes e impõe restrições a Flávio Bolsonaro
Mercado reage de maneira negativa
O senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato derrotado à Presidência da República, afirmou nesta segunda-feira (26) que foi intimado a entregar os passaportes comum e diplomático e está proibido de deixar o Brasil. Segundo ele, a medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Flávio atribuiu a decisão a declarações do irmão, Eduardo Bolsonaro, que teria sugerido que ele deixasse o país caso perdesse a eleição. O senador questionou a medida e afirmou que nunca declarou intenção de sair do Brasil.
A decisão ocorre em meio à tensão política após o resultado eleitoral e amplia a repercussão nacional envolvendo integrantes da família Bolsonaro.
No mercado financeiro, a reação foi de forte turbulência nesta segunda-feira. O Ibovespa chegou a registrar queda de 17,34% durante o pregão, uma das maiores baixas de sua história recente. A intensidade do movimento levou a B3 a acionar o circuit breaker, mecanismo que interrompe temporariamente as negociações em momentos de queda acentuada.
Ao final do dia, a Bolsa fechou com queda de 13,88%. Já o dólar comercial atingiu a máxima de R$ 5,61 durante as negociações e encerrou o pregão cotado a R$ 5,409, com alta de 8,41%, a maior valorização diária da moeda desde janeiro de 1999.
A forte oscilação reflete a reação dos investidores ao resultado eleitoral e as preocupações com os rumos da política econômica e fiscal brasileira.
