São Vicente foi classificada pelo Governo de São Paulo como a 29ª entre as 78 cidades avaliadas como Estâncias Turísticas do Estado, garantindo a continuidade no recebimento de recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para investimentos em infraestrutura turística.
Segundo a secretária de Turismo, Juliana Santana, o reconhecimento reforça a história e a identidade da cidade. Ela destacou que os recursos do Dadetur são importantes para revitalizar espaços, criar novas experiências e fortalecer o turismo, que gera emprego e renda, e ressaltou a atuação do Conselho Municipal de Turismo no planejamento dos investimentos.
Nos últimos anos, São Vicente tem promovido intervenções urbanísticas no eixo centro-praia, como a Nova Orla do Gonzaguinha, com passeio público, arborização, mobiliário urbano e atrativos como os píeres dos Apaixonados e do Pelé e a Fonte das Crianças; o Parque da Juventude, com quadra de basquete, pista de skate e área de lazer; e a Praça da Bíblia, voltada à manifestação de fé. A Orla do Gonzaguinha foi eleita uma das três áreas mais atrativas para caminhada no país, segundo o Instituto Caminhabilidade.
Com vistas aos 500 anos da cidade, o município planeja a repatriação da tradicional Biquinha dos Doces e conduz revitalizações no Memorial dos 500 Anos, Deck dos Pescadores e outros pontos turísticos.
O prefeito Kayo Amado destacou que o turismo representa cerca de 10% do PIB estadual e é um potencializador de emprego e renda. Ele afirmou que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento de São Vicente e para a valorização de suas praias e vocação turística.
#viveremsantoseregiao
