💙 Santa Casa de Jahu realiza captação de rins e fígado para transplante
🩺 Na manhã desta terça-feira, 2 de setembro, a Santa Casa de Jahu realizou mais um procedimento de captação de órgãos. Foram retirados rins e fígado em ação acompanhada por equipes médicas de três hospitais.
👩⚕️ A captação dos rins foi conduzida pela equipe da própria Santa Casa, sob liderança do médico Dr. Otaviano Felício, da CIHDOTT, com participação do HC de Botucatu. O fígado foi captado por profissionais do Hospital Unimed de Sorocaba.
🧪 Após o procedimento, os rins foram encaminhados ao Hospital das Clínicas de Botucatu e o fígado levado a Sorocaba, de onde seguiram para pacientes habilitados a receber a doação conforme a fila do Sistema Nacional de Transplantes.
🏥 Credenciada ao sistema desde 2007, a Santa Casa de Jahu já participou de mais de mil captações de órgãos. O hospital mantém equipes de prontidão para que o processo de doação ocorra de forma ágil e dentro dos protocolos exigidos, permitindo que pacientes em todo o país tenham novas chances de vida.
🤝 A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos, é composta por equipe de multiprofissionais que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
✅ Para ser doador, no Brasil, não é necessário deixar nada por escrito ou em documentos, basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontecerá após a autorização da família.