Crueldade atrás das grades: homem é preso por maus-tratos a cachorro

0
29

Crueldade atrás das grades: homem é preso por maus-tratos a cachorro

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (4), J.L.B., d 68 anos, acusado de submeter um cachorro de porte médio a condições degradantes e cruéis. O caso ganhou repercussão após denúncia formalizada por uma ONG de proteção animal, que acionou as autoridades.

Cão amarrado e sem cuidados em Itapuí
O crime aconteceu em uma residência na Rua Guerino Ferrazoli, em Itapuí, mais precisamente no bairro onde o tutor mantinha o animal preso a uma corda curta, fixada a 1,70m de altura.

A investigação aponta que a corda enrolada no pescoço deixava ao cachorro apenas um metro e meio de mobilidade, obrigando-o a permanecer no mesmo espaço em que defecava.

Situação precária e negligência
No local, os policiais constataram que não havia água potável disponível — o recipiente encontrado estava empoeirado e inutilizável. Também não havia ração; o tutor admitiu que alimentava o cão apenas com pães velhos e restos de padaria, muitos embolorados e impróprios para consumo.

Apesar de não apresentar magreza extrema, o animal tinha sinais evidentes de estresse e maus-tratos. Vizinhos confirmaram aos policiais que ouviam o cachorro chorar à noite, levantando a suspeita de agressões físicas.

Resgate e laudo veterinário
Um médico-veterinário foi acionado e atestou o estado de maus-tratos, recomendando recolhimento imediato do cão. O animal foi resgatado e será encaminhado para adoção responsável.

Prisão e enquadramento legal
Diante dos fatos, J.L.B. foi autuado pelo crime de maus-tratos a cães e gatos, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. A pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.

O acusado foi levado à Delegacia de Polícia de Itapuí, onde a prisão foi formalizada, e posteriormente encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Jaú, onde passará por audiência de custódia.

Tenda Atacado