CICATRIZES DO FOGO 2024:

0
6

JAÚ FOI A CIDADE QUE MAIS SOFREU COM INCÊNDIOS E REGISTROU A MAIOR QUANTIDADE DE ÁREAS QUEIMADAS DA MACRO REGIÃO: compara-se à 15 mil campos de futebol queimados!

A Defesa Civil de Jaú divulgou os dados apresentados pela SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP) no SP sem fogo 2025, onde Jaú foi a cidade que mais teve áreas queimadas durante a estiagem do ano passado (2024), somando 15.947,84 hectares (ha) equivalente a quase 16 mil campos de futebol.

Além disso, houve o registro de mais de 1.100 ocorrências entre corpo de bombeiros e ouvidoria da Defesa Civil em um determinado período.

Apesar do excesso de ocorrências, o número mais elevado de áreas, a administração municipal montou uma brigada de trabalho inédita que trabalhou em apoio.

Os danos sofridos no agronegócio receberam um impacto de mais de R$ 20 milhões em perdas de materiais de plantio e colheita, estruturas de áreas protegidas que necessitam do replantio, danos ambientais e patrimoniais.

Para diminuição dos impactos para este ano, a Sec. de Proteção e Defesa Civil que pela primeira vez na história atuou diretamente no combate aos incêndios, tem unido outras pastas, órgãos do estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Associcana, Eixo, Usinas, CATI, feito um mapeamento das propriedades rurais, entendido as dificuldades operacionais e realizado a cobrança das entidades fiscalizadoras para a implantação dos “aceiros – faixas de terra onde a vegetação foi removida, criando uma barreira para impedir a propagação de incêndios florestais. Funcionam como uma espécie de “corta-fogo”, impedindo que as chamas se espalhem para outras áreas” e treinado brigadas de combate.

Além disso, deve iniciar a formação de voluntariado para atuar com apoio na Brigada de Incêndio nos próximos dias.

Tenda Atacado