Prisão do dono da Ultrafarma expõe esquema bilionário de corrupção em SP

0
23

Prisão do dono da Ultrafarma expõe esquema bilionário de corrupção em SP

Se fosse só lá tava bom, né?

O fundador da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira, foi preso nesta terça-feira (12) na Operação Ícaro, do Ministério Público de São Paulo. A investigação aponta um esquema que teria movimentado mais de R$ 1 bilhão em propinas desde 2021.

Segundo o MP, auditores fiscais da Secretaria da Fazenda manipulavam processos para reduzir ou cancelar dívidas de grandes empresas, em troca de pagamentos ilegais. O dinheiro circulava por empresas de fachada e contas ligadas a familiares de investigados.

Além de Sidney, foram presos um diretor da Fast Shop e dois auditores fiscais suspeitos de liderar o esquema. Durante a operação, foram apreendidos grandes quantias em dinheiro vivo, joias, criptomoedas e documentos que ajudam a rastrear as transações.

Os presos devem responder por corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Secretaria da Fazenda abriu investigação interna e afirma colaborar com o MP.

O caso acende um alerta sobre como fraudes fiscais podem desviar cifras milionárias que deveriam ir para os cofres públicos — recursos que, em vez de financiar serviços para a população, acabam enriquecendo poucos.

Tenda Atacado