Projeto “Pequenos Leitores” conecta crianças ao mundo mágico dos livros
A infância é o momento perfeito para despertar o gosto pela leitura. É nessa fase que o “Pequenos Leitores” chega com a proposta de transformar o contato com os livros em uma experiência viva, divertida e cheia de descobertas.
Em Bauru, o projeto será realizado nesta terça-feira (19), no Jardim Botânico, reunindo alunos da EMEI Francisco Gabriele Neto e da EMEI Nidoval Reis. A ideia é ir além da simples leitura: criar vivências literárias interativas que estimulam a imaginação e fortalecem vínculos com a cultura local.
O “Pequenos Leitores” promove atividades que encantam pelo lúdico. Entre elas está o “mergulho de leitura”, uma piscina inflável cheia de almofadas e uma minibiblioteca com 40 obras; a “casinha da leitura”, uma cabaninha de madeira com livros pendurados no teto, criando um cantinho aconchegante; a “chuva de poesia”, em que atores-mediadores circulam recitando textos e versos; e a contação de histórias com música, que dá vida às narrativas de forma divertida e emocionante.
Para garantir inclusão e acessibilidade, todas as ações contam com tradução em Libras e livros em braile, mostrando que a leitura é para todos. O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), valorizando a educação de qualidade e o fortalecimento dos laços comunitários.
Além do encanto das atividades, o projeto valoriza artistas da própria região, reforçando o papel da cultura como agente de transformação social. Como destaca Noemi Rodrigues Bof, diretora da Ativaz, “o foco é construir uma rotina de leitura prazerosa desde o início da vida escolar”.
Com realização da Ativaz Produções, apoio do ProAC, do Confiança Supermercados e do Auto Posto Santa Lúcia, o “Pequenos Leitores” vai circular por quatro cidades neste mês: Bauru (19), Pederneiras (21), Itapuí (23) e Bariri (30), espalhando o universo mágico dos livros pelo interior paulista.