ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNOESTE FAZEM AÇÃO SOCIAL DURANTE DIA DE SANTO ANTÔNIO

0
146

Neste ano, a tradicional Trezena de Santo Antônio, realizada pela Paróquia que leva o nome do santo e que realiza a comemoração há mais de meio século, ganhou a oferta de serviços de prevenção à saúde e orientação de vida saudável.

A origem da Paróquia vem de uma capela há mais de um século, localizada em um dos bairros mais antigos da cidade que em agosto deste ano completará 169 anos. A parceria com a paróquia nasceu no começo deste ano, quando contribuiu com ajuda aos cerca de 500 desabrigados pela enchente do fim de janeiro, através da ação da Atlética de Medicina.
Tanto naquela situação de sofrimento quanto agora na prestação de serviços na festa cristã, os estudantes contaram com orientações e acompanhamento das coordenações, professores e colaboradores.

O projeto envolve a coordenadora administrativa, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, o coordenador do curso de Medicina, Dr. José de Oliveira Costa Filho, a coordenadora de extensão, Dra. Rafaela Fadoini Alponti Vendrame, a preceptora de Medicina Daniela Pereira Martins, e a secretária acadêmica Joicilene Bolsoni. Foram mobilizados cerca de 40 estudantes em aferição de pressão arterial, aplicação de teste de glicemia e orientação sobre mudanças de estilo de vida.

Mais de 270 atendimentos
A Ação Comunitária ocorreu o dia todo, aproveitando o movimento da saída da missa das 6h e as entradas e saídas das missas das 9h, 12h e 15h. “Atuamos desde às 8h da manhã orientando sobre alteração da pressão e glicemia, realizando testes, distribuindo panfletos, falando sobre a Unoeste e fazendo divulgações nas redes sociais. Atuamos com humanização e empatia, que são condições do nosso aprendizado para a relação médico e paciente. As pessoas elogiaram o fato de nós estudantes sermos atenciosos, tanto sobre os serviços quanto para conversar, para ouvi-las”, contou Luna, estudante de Medicina. Aferiram a pressão e receberam o teste de glicemia 271 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui