IDEALIZADORA DA CAÇAMBARIA EM JAÚ É CONTEMPLADA NO PROAC/SP COM CRIAÇÃO DO #EUPASSARINHO

0
141

Carolina Panini, criadora do Caçambaria Espaço Arte em Jaú, o qual completa 10 anos em 2022, teve mais uma vez um de seus projetos contemplados pelo Programa de Ação Cultural (PROAC).

O #EuPassarinho, que prevê a criação de uma biblioteca comunitária e realização de eventos culturais conscientes e educativos, é um “projeto que tem como foco trabalhar as vivências culturais, em várias esferas, por meio da literatura, música, contação de histórias, empreendedorismo criativo, sobretudo de produtos ecologicamente sustentáveis”, diz Carolina.

Haverá uma campanha de arrecadação de livros em março e compra de exemplares para a biblioteca comunitária. A contemplação do projeto também prevê o trabalho de uma bibliotecária para organizar e catalogar os livros. “Haverá uma curadoria muito bacana e no decorrer deste ano teremos quatro feiras. A primeira delas será em março e o tema será Mulher”, conta.

Artesãos que quiserem participar da primeira feira, no dia 12 de março, devem fazer o cadastro  pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenLZKAi7ZE98u_eNXfzFzoa8wBwwT3Lw0D-xKQMsAtHK-bCg/viewform  até o dia 25 de fevereiro.

Uma estrutura específica será montada para abrigar as feiras. Em todas elas haverá o cuidado e o incentivo à sustentabilidade, desde a exposição dos produtos, sua apresentação e no processo de compra (sacolas descartáveis, por exemplo, não serão utilizadas).

As feiras acontecerão no espaço da Caçambaria com a exposição de trabalhos de artistas locais. A criação dos temas e a programação das feiras conta com a experiência do produtor jauense, Wilson Moraes. Oficinas de contação de histórias e de artesanato sustentável também estão incluídas no projeto.

O #EuPassrinho foi o único projeto de Jaú contemplado pelo PROAC, no edital de 2021, cujo prêmio foi de R$ 50 mil a ser utilizado para sua realização.  A escolha do PROAC leva em consideração o know-how da criadora, questões técnicas, análises do currículo e do projeto.

A Caçambaria fica na Rua Tenente Lopes nº 1569, na Vila Nova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui