NOTÍCIA BOA PARA JAÚ E REGIÃO – HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ VOLTA A FUNCIONAR

0
147

O Departamento Hidroviário de SP anunciou para terça-feira, dia 15/03, a retomada da navegação na Hidrovia Tietê Paraná. A navegação vai acontecer de forma gradativa com calado inicial de 2,40 mts e a previsão é que atinja a forma plena até o final do mês de março.

A Hidrovia Tietê-Paraná chegou a ter 10 comboios operando, de um total de 24, que funcionavam de janeiro a maio de 2022. Crises hídricas afetam diretamente o transporte da produção agrícola do Brasil e por isso, a Secretaria de Logística e Transporte entendeu que é importante mudar a matriz energética para diminuir a dependência das hidroelétricas.

Pela hidrovia são escoadas produções agrícolas para os reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira com destino a São Simão e vice-versa. Dos 2.400 km de extensão, 800 km ficam no Estado de SP.

Em virtude do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná, Jaú conquistou na época dos anos 90 a Faculdade de Tecnologia Fluvial na Fatec. A sede é e sempre será Jaú, com registro em cartório. O primeiro presidente do Consórcio foi o então prefeito Sigefredo Griso, um dos fundadores do Consórcio junto com prefeitos das cidades ribeirinhas do Rio Tietê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui